É executado uma série de inspeções visuais sobre as superfícies dos objetos avaliados. Dessas inspeções visuais é gerado um parecer técnico sobre a aparência da superfície, formatos, dimensões e descontinuidades grosseiras sobre as mesmas.
Utilizado para detecção de defeitos abertos na superfície. Ele pode ser usado em materiais como alumínio, magnésio, latão, cobre, ferro fundido, aço, aço inoxidável, carbonetos, estelita, certos plásticos e cerâmicas. Com ele, é possível avaliar microfissuras, porosidades, trincas e outros defeitos superficiais em uniões soldadas e materiais contínuos.
Torna possível a detecção de descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnéticos (o material pode ser magnetizado). Muito indicado para descontinuidades subsuperficiais que são facilmente identificadas por este tipo de ensaio.
Possibilita a detecção de defeitos ou descontinuidades internas do material e em ampla profundidade, presentes nos mais variados tipos ou forma de materiais ferrosos ou não ferrosos. O ensaio consiste na emissão de sons de alta frequência (não audíveis pelo ouvido humano) que são emitidos e recebidos após encontrarem falhas no material que agem como refletores.
consiste em um ensaio que tem como objetivo obter a temperatura superficial. Desta forma é possível identificar patologias que não são visíveis a olho nu. Este tipo de ensaio é muito útil em inspeções preditivas e preventivas de equipamentos elétricos, vasos de pressão, tubulações industriais, equipamentos com isolamento térmico, entre outros.